RELATÓRIO
Turma: 4ª Série B do Ensino Fundamental
Aula: 07 e 08
Data: 15/09/2011
Tema:
Handebol e seus
fundamentos
Na sala de aula, nós conversarmos
sobre a didática que usaríamos para a explanação dos fundamentos, como já havia
decidido dividiríamos a turma, para ficar melhor o entendimento da atividade. O
tempo passou tão rápido, e nós nem percebemos, só demos conta quando a
professora bateu na porta.
Os alunos entraram, juntamente com a
professora. Temos boa tarde e informamos o que seria nessa aula. E falamos que
seria avaliada a questão do respeito, e a questão de um ajudar o outro.
Nós dirigimos a quadra, como de
costume, vão direto para o vestiário, depois que todos chegaram, de forma
firme, os colocamos em circulo. Dividimos a turma e dois grupos. Um com a
professora Thamyris e outra com a Dianne.
Iniciamos a explicação juntas sobre o
primeiro fundamento que é o manejo. Em duplas um de frente para o outro,
segurou a bola, mostramos como seria o manejo, a maneira certa de segurar a
bola, com a palma da mão bem aberta. Não tiveram muita dificuldade. Partimos
então para o passe.
Nessa hora, foi uma loucura eles
queria o tempo todo passar a bola um pro outro, não esperava a explicação,
lembramos então do respeito solicitado no inicio da aula. Mostramos as
diferentes formas de passar a bola.
Porém só vivenciamos duas, o passe na altura da cabeça e do peito. Eles
em dupla lançavam uns para os outros, de dupla em dupla, passávamos olhando e
auxiliando a dupla. Observamos que se desenvolveram bem e partimos para o passe
com deslocamento, se perderam, pois não sabiam dar as passadas alternando o
braço. Mas com paciência e muito esforço deles e nosso conseguimos, não
perfeitamente.
A aula já estava acabando, decidimos
então deixar de lado o drible, que é um fundamento difícil, pois necessidade de
uma coordenação motora, e a questão do deslocamento. Assim, dividimos eles em
fila e fizemos os arremessos ao gol, toda hora vinha um menino querendo ser o
goleiro. Decidimos então que cada um agarrava 3 vezes e depois trocava. No fundamento
arremesso os alunos tiveram dificuldade nas passadas, faziam mais de 3.
Terminamos os fundamentos e fizemos um
circulo no meio da quadra e perguntamos como eles faziam no dia-a-dia para
cooperar uns com os outros, e as respostas foram inúmeras e diferentes, mas com
características de que eles compreendessem a importância do convívio social.
Despedimos-nos e fomos embora.
OBS: Como apresentado no plano de aula
não conseguimos levar uma ex-atleta de handebol e não realizamos as atividades
lúdicas por conta do tempo e da dificuldade que os alunos apresentaram nos
fundamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário