domingo, 27 de novembro de 2011

RELATÓRIO DE AULA SÉTIMA E OITAVA


RELATÓRIO
Turma: 4ª Série B do Ensino Fundamental
Aula: 07 e 08
Data: 15/09/2011
Tema: Handebol e seus fundamentos 

 Como de costume chegamos cedo à escola, e solicitamos a professora para que ela nos desse a chave da sala, para conversarmos sobre a atividade, antes que a mesma desse início.

Na sala de aula, nós conversarmos sobre a didática que usaríamos para a explanação dos fundamentos, como já havia decidido dividiríamos a turma, para ficar melhor o entendimento da atividade. O tempo passou tão rápido, e nós nem percebemos, só demos conta quando a professora bateu na porta.

Os alunos entraram, juntamente com a professora. Temos boa tarde e informamos o que seria nessa aula. E falamos que seria avaliada a questão do respeito, e a questão de um ajudar o outro.


Nós dirigimos a quadra, como de costume, vão direto para o vestiário, depois que todos chegaram, de forma firme, os colocamos em circulo. Dividimos a turma e dois grupos. Um com a professora Thamyris e outra com a Dianne.

Iniciamos a explicação juntas sobre o primeiro fundamento que é o manejo. Em duplas um de frente para o outro, segurou a bola, mostramos como seria o manejo, a maneira certa de segurar a bola, com a palma da mão bem aberta. Não tiveram muita dificuldade. Partimos então para o passe.

Nessa hora, foi uma loucura eles queria o tempo todo passar a bola um pro outro, não esperava a explicação, lembramos então do respeito solicitado no inicio da aula. Mostramos as diferentes formas de passar a bola.  Porém só vivenciamos duas, o passe na altura da cabeça e do peito. Eles em dupla lançavam uns para os outros, de dupla em dupla, passávamos olhando e auxiliando a dupla. Observamos que se desenvolveram bem e partimos para o passe com deslocamento, se perderam, pois não sabiam dar as passadas alternando o braço. Mas com paciência e muito esforço deles e nosso conseguimos, não perfeitamente.

A aula já estava acabando, decidimos então deixar de lado o drible, que é um fundamento difícil, pois necessidade de uma coordenação motora, e a questão do deslocamento. Assim, dividimos eles em fila e fizemos os arremessos ao gol, toda hora vinha um menino querendo ser o goleiro. Decidimos então que cada um agarrava 3 vezes e depois trocava. No fundamento arremesso os alunos tiveram dificuldade nas passadas, faziam mais de 3.       

Terminamos os fundamentos e fizemos um circulo no meio da quadra e perguntamos como eles faziam no dia-a-dia para cooperar uns com os outros, e as respostas foram inúmeras e diferentes, mas com características de que eles compreendessem a importância do convívio social.

Despedimos-nos e fomos embora.
OBS: Como apresentado no plano de aula não conseguimos levar uma ex-atleta de handebol e não realizamos as atividades lúdicas por conta do tempo e da dificuldade que os alunos apresentaram nos fundamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário