segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A História do Handebol



Jogos utilizando a mão para controlar uma bola já eram praticados na Antigüidade. Um esporte chamado “urânia”, praticado na Grécia com uma bola do tamanho de uma maçã, foi citado por Homero na obra “Odisséia”. Há registro de um jogo parecido na França, na Idade Média.
As origens do handebol moderno remontam ao fim do século 19, como complemento para treinar e preparar as ginastas. Em 1892, um professor de ginástica, Konrad Koch, criou o “raffballspied”, com características muito parecidas com o handebol atual. Nessa época, na região da Boemia, se praticava um jogo nas escolas em que cada equipe era formada por sete jogadores. Era chamado de “hazena” e suas primeiras regras foram criadas em 1905.
Em 1898, um professor de ginástica da Dinamarca, Holger Nielsen, introduziu no Instituto de Ensino Médio um jogo praticado com uma pequena bola, chamado de “haandbol”. O objetivo consistia em marcar pontos em um gol, de modo semelhante ao futebol, porém com as mãos.

A criação

O verdadeiro “pai” do atual handebol foi o professor de educação física alemão Max Heiser, que praticava com suas alunas em uma das principais avenidas de Berlim, em 1907, uma modalidade chamada de “torball”. Dois anos mais tarde, um compatriota de Heiser, Karl Schellenz, inventou um novo jogo, batizado de handball, inspirado no futebol.
Após a 1ª Guerra Mundial, o handebol ganhou popularidade e se converteu no esporte coletivo oficial da Alemanha. A primeira partida internacional foi disputada em 1925, entre uma equipe alemã e outra austríaca. Durante os Jogos Olímpicos de 1928, onze países fundaram a Internacional Amateur Handball Federation. As regras internacionais foram padronizadas em 1936.
Em 1933, a Alemanha conseguiu a inclusão do esporte nos Jogos de Berlim-1936. Na época, o handebol se jogava ao ar livre, com times de 11 jogadores, nos padrões do futebol. Quando a modalidade se popularizou no resto da Europa, foram propostas modificações significativas, sobretudo no norte do continente, devido às condições climáticas severas. A principal proposta incluía a disputa em quadras cobertas e a redução no número de jogadores. As duas versões (quadra e ar livre) conviveram com igual popularidade até o fim dos anos 60.
Em 1965, o Comitê Olímpico Internacional aprovou a disputa do handebol de quadra – com sete jogadores por equipe – para os Jogos de 1972, em Munique. A modalidade feminina foi incluída na Olimpíada seguinte, em Montréal-1976. Atualmente, a Croácia é a campeã olímpica no masculino. No feminino, a Dinamarca conquistou o tri em Atenas.



domingo, 27 de novembro de 2011

RELATÓRIO FINAL DE AULA 9 E 10 (4 SÉRIE B)


RELATÓRIO DE AULA
 Turma: 4ª Série B do Ensino Fundamental
Aula: 09 e 10
Data: 22/09/2011
Período: 15:50 às 17:30
Tema: handebol e o jogo


Nossa última intervenção, enquanto caminhávamos até a escola, conversamos sobre os nossos estágios, como cada um desde o inicio da faculdade foi abordado, o nosso amadurecimento, as falhas e acertos, o elo de amizade com os alunos e demais dirigentes de escolas. E bateu aquela saudade, de tudo que passamos. Mas é a reta final.

Chegamos à escola e ficamos sentados no banco, observando os alunos no recreio, felizes e eufóricos com as brincadeiras, meninas desfilando para cima e para baixo, alguns meninos se exibindo no futebol. Isso nos fez lembrar da nossa época na escola.

O sinal bateu e nos dirigimos para sala, no caminho nos deparamos com nossos alunos, uns agarraram na mão, outros na cintura, e dessa maneira chegamos à sala. Formaram a fila, e na autorização da professora regente, entraram.

Esperamos em frente ao quadro eles se acalmarem e sentarem, com a atitude de respeito dos mesmos, comunicamos que seria nossa última aula, todos em corro disseram, Ahhhhhhhh! Isso fez com que abrissem um sorriso em nós. Informamos que nessa última aula, eles iriam jogar handebol, utilizar as regras, os fundamentos ensinados, e as atitudes enfatizadas em aula.

Fomos para a quadra, trocaram de roupa e logo dividimos as equipes, 7 pessoas em cada grupo, onde cada equipe representava uma cor. Sortíamos as equipes e começamos o jogo.

Os alunos queriam ir direto para o gol, sem passar a bola uns para os outros, se fazer o passe, o deslocamento, burlavam as regras. Tivemos que com muita rigidez intervir, mostrando a importância do trabalho de equipe, do respeito e cumprimento das regras. Após a conversa os alunos realizaram alguns movimentos solicitados e começaram a conversar mais com seus colegas de equipe. Tivemos que em alguns jogos, colocar alunos para fora, pois queriam jogar sozinho, depois colocávamos esses como técnicos dos times, assim fomos solucionando alguns problemas, outros como falta de respeito e xingamento a professora Ivanete interviu.

Finalizamos nossa aula com 3 minutos de atrasado, e antes de liberá-los pedimos que os mesmos fizessem um relatório desde a primeira aula, ai todos perguntou que iria recolher, por que era a ultima aula, comunicamos que a professora Dianne estaria vindo buscar. E comunicar a nota de cada aluno. Com tristeza nos despedimos dos alunos e agradecemos a professora pela liberação das suas aulas e o auxilio nas mesmas.

  






RELATÓRIO DE AULA SÉTIMA E OITAVA


RELATÓRIO
Turma: 4ª Série B do Ensino Fundamental
Aula: 07 e 08
Data: 15/09/2011
Tema: Handebol e seus fundamentos 

 Como de costume chegamos cedo à escola, e solicitamos a professora para que ela nos desse a chave da sala, para conversarmos sobre a atividade, antes que a mesma desse início.

Na sala de aula, nós conversarmos sobre a didática que usaríamos para a explanação dos fundamentos, como já havia decidido dividiríamos a turma, para ficar melhor o entendimento da atividade. O tempo passou tão rápido, e nós nem percebemos, só demos conta quando a professora bateu na porta.

Os alunos entraram, juntamente com a professora. Temos boa tarde e informamos o que seria nessa aula. E falamos que seria avaliada a questão do respeito, e a questão de um ajudar o outro.


Nós dirigimos a quadra, como de costume, vão direto para o vestiário, depois que todos chegaram, de forma firme, os colocamos em circulo. Dividimos a turma e dois grupos. Um com a professora Thamyris e outra com a Dianne.

Iniciamos a explicação juntas sobre o primeiro fundamento que é o manejo. Em duplas um de frente para o outro, segurou a bola, mostramos como seria o manejo, a maneira certa de segurar a bola, com a palma da mão bem aberta. Não tiveram muita dificuldade. Partimos então para o passe.

Nessa hora, foi uma loucura eles queria o tempo todo passar a bola um pro outro, não esperava a explicação, lembramos então do respeito solicitado no inicio da aula. Mostramos as diferentes formas de passar a bola.  Porém só vivenciamos duas, o passe na altura da cabeça e do peito. Eles em dupla lançavam uns para os outros, de dupla em dupla, passávamos olhando e auxiliando a dupla. Observamos que se desenvolveram bem e partimos para o passe com deslocamento, se perderam, pois não sabiam dar as passadas alternando o braço. Mas com paciência e muito esforço deles e nosso conseguimos, não perfeitamente.

A aula já estava acabando, decidimos então deixar de lado o drible, que é um fundamento difícil, pois necessidade de uma coordenação motora, e a questão do deslocamento. Assim, dividimos eles em fila e fizemos os arremessos ao gol, toda hora vinha um menino querendo ser o goleiro. Decidimos então que cada um agarrava 3 vezes e depois trocava. No fundamento arremesso os alunos tiveram dificuldade nas passadas, faziam mais de 3.       

Terminamos os fundamentos e fizemos um circulo no meio da quadra e perguntamos como eles faziam no dia-a-dia para cooperar uns com os outros, e as respostas foram inúmeras e diferentes, mas com características de que eles compreendessem a importância do convívio social.

Despedimos-nos e fomos embora.
OBS: Como apresentado no plano de aula não conseguimos levar uma ex-atleta de handebol e não realizamos as atividades lúdicas por conta do tempo e da dificuldade que os alunos apresentaram nos fundamentos.

RELATÓRIO DE AULA


RELATÓRIO DE AULA  
Turma: 4ª Série B do Ensino Fundamental
Aula: 05 e 06
Data: 08/09/2011 
Tema: Handebol e os jogos pré desportivo

  

Como de costume chegamos cedo na escola, e esperamos o sinal do recreio bater e nos encaminhamos para sala.

Os alunos nos encontraram no caminho da sala, eufóricos e alegres para saber como seria a aula de hoje. Ficamos perplexos com a atitude deles, pois não esperávamos a reação.

Entramos na sala, pedimos silêncio a todos, relembramos a atividade proposta que seriam os jogos pré-desportivos e recolhemos a pesquisa, alguns alunos não fizeram a pesquisa.

Fizemos uma fila e nos encaminhamos para a quadra, os alunos se dirigiram para o vestiário, e assim que iam saindo solicitávamos que fizessem um circulo.

Na quadra fizemos um circulo, neste momento foi uma bagunça, muita conversa paralela e alguns alunos correndo pela quadra. Intervimos de forma firme e pedimos que sentassem e respeitassem, pois iríamos tirar ponto de participação e respeito.

Por votação eles escolheram três brincadeiras, tiro ao alvo, queimada e bola no circulo. Começamos com a queimada, mas para deixar a brincadeira mais divertida, tivemos a idéia de separa dois times e colocar um nome neles que seria Vasco e flamengo. Quando falamos para eles, foi àquela bagunça todos adoram. Na hora da execução da brincadeira tudo correu bem. E claro existem aqueles meninos que sempre tentam burlar as regras. Na hora do tiro ao alvo foi àquela diversão era criança rolando no chão, por que não conseguia acerta o alvo, teve um momento que as professoras decidiram tampar os olhos dos alunos. Eles jogavam a bola longe.


Mas como o tempo é pouco e tudo tem seu tempo, chegou a hora de chamar eles para trocar de roupa para irmos para sala. Deixando de realizar a ultima brincadeira.

Na hora que chamamos ninguém queria parar a brincadeira. Até teve pedidos de mais brincadeira para próxima aula.


Aproveitamos os minutinhos que restavam para informar a importância do respeito uns com os outros, que cada um tem sua limitação, a dificuldade de se realizar uma atividade com os olhos vendados.

Os alunos relataram que devem respeitar mais os colegas, que todos tem dificuldade, que se trabalharem juntos alcançam mais coisas. Enfim, tocou o sinal e eles saíram correndo.


PRIMEIRA E SEGUNDA AULA


RELATÓRIO DE AULA
Turma: 4ª Série B do Ensino Fundamental
Aula: 01 e 02
Data: 25/08/2011 
Tema: Diagnóstico Inicial

Chegamos à escola 50 minutos antes para repassarmos o que planejamos para as primeiras aulas. Como uma das professoras conhecia a escola, nos dirigimos para a sala dos professores para esperar a professora regente.

Dirigimo-nos a sala com a professora regente, e como a escola é rígida e católica, os alunos têm que ficar em fila, esperando a professora autorizar a entrada, ao caminhar as suas carteiras devem permanecer em pé e esperar o hino termina de tocar.

A professora Ivanete nos apresentou a turma e explicou sucintamente por que estávamos ali.

Fizemos nossa apresentação, começando pelos nossos nomes, após explanamos nossa proposta de intervenção que é o Handebol, como iremos trabalhar durante essas cinco semanas, comentando um pouco sobre as aulas, as avaliações e os critérios que serão utilizados.

Demos seqüência com uma dinâmica, entregamos um crachá onde cada um devia escrever o seu nome, enfeitá-lo da maneira que quisesse e por no pescoço. Após a explicação do crachá fizemos um circulo para que a dinâmica fosse realizada com mais eficiência.

Neste momento precisamos de nos intervir devido à bagunça, e professora nos auxiliou.

A dinâmica ocorreu com sucesso, pois todos adoraram. Mas ficaram com receio no inicio por vergonha ou burlaram as regras fingindo já ter se apresentado.

 No final da dinâmica lembramos que toda aula devem estar com o crachá e que o mesmo fale nota.
Assim, acabou nossa primeira aula, e demos seqüência a segunda. Consertamos as carteiras, acalmamos os ânimos dos alunos, pois estavam eufóricos por conta da dinâmica.

Perguntamos sobre o conteúdo proposto é os alunos citaram brincadeiras realizadas. Assim, informamos que eles iriam responder um questionário com perguntas sobre a turma, o conteúdo, o relacionamento com os amigos, e as matérias recicláveis.

Entregamos os questionários, e durante tiramos duvidas sobre algumas perguntas. Tivemos que intervir também, pois teve muita conversa paralela pela duvida nas perguntas.

Recolhemos os questionários, agradecemos , enfatizamos na importância do respeito e cooperação.

E passamos um trabalho para casa, que será apresentado e vivenciado nas próximas aulas.

OBS: não realizamos as brincadeiras em quadra, pois estouramos o tempo.



GOSTARIA DE COMPARTILHA COM VOCÊS NOSSOS RELATOS DE AULA, AS TURMAS QUE INTERVIMOS FORAM DE QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

sábado, 26 de novembro de 2011

HANDEBOL

HANDEBOL

Este blog surgiu a partir das experiências vividas no Estágio Supervisionado IV do curso de E.F. da Escola Superior São Francisco de Assis (ESFA) de Santa Teresa (ES), ministrada pela prof.ª Ms. Claudia Emilia. A escola escolhida por nós foi a  EMEF Belmiro Teixeira Pimenta Colatina - ES. Nessa nova etapa do estágio foram trabalhados com as crianças o handebol. 
 Esperamos que curtam !!!